Uma menina que descobriu aos 16 anos que está gerando o maior amor da sua vida

terça-feira, 26 de maio de 2015

Dica #1: visitando um recém-nascido.

Oii meninas.
A chegada de um baby é motivo de felicidade para todos, mas é sempre bom ter o famoso "bom senso" na hora de conhecer o novo xodózinho. Existem pessoas que amam receber essas visitinhas e também existem pessoas que odeiam as mesmas, por estarem muito cansadas. Existem aquelas que preferem receber as visitas na maternidade, por não terem de se preocupar com a arrumação e tudo mais mas também existem aquelas que preferem receber em casa, onde é muito mais confortável. A visita porém, pode atrapalhar um pouco da rotina da mãe, do bebê e de todos da casa, que estão se acostumando com esse novo mundo. Óbvio que varia de mãe pra mãe, de bebê pra bebê e até mesmo da recuperação do "pós-parto". Em qualquer caso, não há uma regra geral pra isso. Mas o melhor mesmo, é só visitar nos primeiros dias se você for um amigo muito próximo da mamãe/do papai ou caso seja da família.
Depois de muito pesquisar, separei 15 dicas para visitar um recém nascido:


  • 1 - Pergunte se a mãe quer receber visita: as vezes por estarem muito cansadas, não existe "animação" para receber uma visita. mas caso o papai já tenha voltado ao trabalho, a mulher pode se sentir um pouco sozinha, por isso, não custa nada perguntar e caso ela queira, pergunte se prefere na maternidade ou em casa.
  • 2 - NÃO VÁ se estiver doente: mesmo que você esteja só suspeitando de uma gripezinha, não vá. O sistema imunológico do bebê é muito frágil e os recém-nascidos se contaminam com uma enorme facilidade. Não adianta ir e ficar long$e, até porque algumas enfermidades são transmitidas pelo ar.
  • 3 - Cuidado com as dicas: não exagere: a menos que os papais peçam ou deem abertura para isso, nunca "se intrometa" na forma de como a mamãe está cuidado do seu bebê. Ela sabe mais do que ninguém o que é melhor pra ele. Aliás, os métodos que você pode achar que ajudam, podem estar ultrapassados e as vezes acabam atrapalhando.
  • 4 - Seja breve: no máximo 20min. A mãe e o bebê ainda estão se conhecendo e as vezes uma visita muito longa pode acabar "estressando" os mesmos. Vá, veja o novo xodó, jogue um pouco de conversa fora e pronto. Deixe as visitas mais longas para quando o bebê estiver maiorzinho. 
  • 5 - De olho no horário: se não conseguiu chegar até as 19h, deixe para o dia seguinte. O dia da mamãe começa cedo e ela fica muito mais exausta no final. 
  • 6 - Meça as palavras para a mamãe: não faça críticas negativas para a mulher. O bebê demorou 9 meses para crescer e formar aquele barrigão, nada mais justo do que a barriga demorar para voltar ao tamanho normal. 
  • 7 - Odores: os fumantes devem "abandonar" o cigarro pelo menos 2h antes de visitar o bebê. Evite também de passar perfumes fortes. Esses cheiros podem acabar irritando o bebê ou provocando alguma alergia.
  • 8 - Beijinhos e colo: recém-nascidos são irresistíveis e todo mundo sabe disso. Caso a mãe ofereça para você segurar essa delicinha, lave MUITO BEM as mãos e os braços (álcool em gel ou água com sabão), mas caso ela não ofereça, não peça. Algumas mamães se sentem incomodadas com isso. E em hipótese alguma, beije o bebê. O beijo é restrito para os pais, até porque o principal caminho de contaminação do bebê é pelo rostinho. Caso não resista, fiquei contente com um cheirinho na cabecinha dele.  
  • 9 - Avise antes e ofereça ajuda: antes de visitar a mamãe e o bebê é essencial avisar a mamãe sobre sua presença, assim ela pode se preparar para receber você. Nunca vá sem avisar. Chegando na casa, não custa nada dar uma lavada na louça caso esteja na pia, passar um pano no chão. Algumas mulheres se sentem indispostas por conta do cansaço, à recuperação pós-parto e adaptação ao ritmo do bebê. Por isso, uma ajuda com a casa é muito mais bem-vinda do que uma ajuda com o bebê.
  • 10 - Fotografia: antes de sair tirando fotos do bebê, peça a autorização para os pais. Existem pessoas que se sentem incomodadas com isso. Caso deixem, não use flash.
  • 11 - Privacidade: os primeiros dias de amamentação nem sempre são fáceis, muitas mães encontram diversos problemas para amamentar. Fora isso, existem mulheres que não se sentem bem com pessoas vendo isso. Caso a mulher opte por se retirar, respeite. 
  • 12 - Cuidado ao levar crianças: se você já tem filhos, leve-os apenas se conseguir manter eles comportados e se eles não estiverem adoentados. Não esqueça de perguntar para a mãe se eles podem ir também.
  • 13 - Chocolates e flores não!: por mais que sejam presentes super agradáveis para presentear os novos papais, pode não ser uma boa ideia: flores podem trazer alergia e chocolate não é permitido na fase de amamentação. 
  • 14 - Presentes: roupinhas, sapatinhos são clássicos presentes para o bebê. Já para os papais, livros, filmes ou coisas que são do gosto dos mesmos. 
  • 15 - Passeios e convites: nos primeiros 3 meses, não é recomendado que o bebê saia para lugares fechados ou aglomerados. No outono e no início do inverno esses passeios são especialmente perigosos para as crianças com menos de 90 dias. 
Essas são 15 das diversas dicas que existem para esse tipo de visitação. Cada mãe tem sua opinião sobre isso e não julgo a de ninguém. 
Mas quero saber de vocês: vocês concordam com todas? Adicionariam alguma? Tirariam alguma?

Espero que tenham gostado!!
Até a próxima, beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário